O curso massivo online (MOOC) de inteligência artificial do Centro Paula Souza de São Paulo registrou 15 mil acessos neste ano de 2025. A informação foi compartilhada pelo diretor-superintendente da instituição, Clovis de Souza Dias, durante evento organizado pelo Instituto Brasil Digital (antigo Movimento Brasil Digital) no Instituto de Pesquisas Técnicas da USP nesta sexta-feira, 26.

De acordo com o representante do centro educacional, o estado de São Paulo está se empenhando em incluir o pensamento computacional no programa de ensino, algo que é feito com base na regulamentação da Política Nacional de Ensino Digital (14.533/2023 ou PNED) que permite avançar com cursos de Ensino a Distância (EaD) e híbridos, assim como fazer parcerias com empresas privadas para atingir esse objetivo.

“Independentemente da área que o aluno vai estudar, vamos pensar em colocar pensamento computacional em todos os nossos cursos”, disse Souza Dias.

Atualmente, o Centro Paula Souza tem 316 mil estudantes nos ensinos médio, técnico e superior por meio das ETECs e Fatecs, mais de 50 cursos voltados à TIC e um grau de empregabilidade de 85% para alunos formados, além de cursos livres via MOOC.

Objetivos e desafios

Com as ações voltadas para TICs e pensamento computacional na educação, como a criação de um comitê intersetorial, criação de uma plataforma colaborativa e busca de incentivos fiscais via parcerias público-privadas (PPPs), o Paula Souza tem como objetivos até 2030:

  • Colaborar para adicionar mais de 20% ao PIB Digital estadual;
  • Garantir a alfabetização digital de 90% da população jovem;
  • Posicionar São Paulo como polo global de inovação inclusiva.

Porém, o diretor-superintendente da instituição reforça que há desafios, como o fato de que 40% dos professores de São Paulo não possuem domínio avançado em digital, segundo o MEC; déficit de 530 mil vagas em TIC por ano no estado; e um déficit de 30% das escolas sem Internet de alta velocidade.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!