Os planos de linhas celulares para famílias podem ganhar um serviço adicional em breve no Brasil: a localização dos parentes através de seus celulares. Essa é a proposta do app Family Graph (Android, IOS), da AVG: ser um serviço de localização de pessoas vendido pelas operadoras móveis. 

Desenvolvido pela Location Labs, empresa adquirida pela AVG em 2014, o serviço já é oferecido nos EUA pelas operadoras AT&T, Sprint, T-Mobile e Verizon Wireless e agora chega ao Brasil. Ele foi desenhado para ser co-branded, adaptando-se à marca de cada operadora separadamente, em um regime white label. A ideia é que o app já venha embarcado nos aparelhos vendidos pelas operadoras parceiras. Nos EUA, 70% das linhas móveis pertencem a algum plano familiar ou conjunto. No Brasil, onde a maioria das linhas são pré-pagas, um serviço como o Family Graph pode ajudar as operadoras a identificarem grupos dentro das suas bases, o que pode facilitar a oferta de outros serviços.

O Family Graph funciona de maneira similar a outros apps de localização. Ele utiliza GPS e informações da rede móvel para monitorar o deslocamento dos usuários. O primeiro passo consiste em montar um grupo, com os números telefônicos a serem monitorados. Estes, obviamente, precisam aprovar a sua participação. É possível definir cercas virtuais e alarmes de acordo com o horário e o trajeto dos membros. Endereços recorrentes, como casa e trabalho, podem ser pré-configurados para cada usuário. E há ainda um botão de pânico dentro do app, que gera um alerta para outros números do grupo.