A Microsoft concluiu a aquisição da GitHub nesta sexta-feira, 26. A companhia do CEO Satya Nadella pagou US$ 7,5 bilhões pela biblioteca de códigos. Atualmente, a GitHub possui 28 milhões de desenvolvedores registrados que trabalham em projetos privados ou de código aberto.

Em sua nova gestão, a partir de segunda-feira, 29, o executivo Nat Friedman será o novo CEO da GitHub. Até então, Friedman era vice-presidente corporativo de serviços de desenvolvimento da Microsoft. Em anúncio feito no blog do repositório de códigos, o CEO garantiu que o GitHub continuará sendo uma plataforma “independente” e manterá a política atual de produtos.

Além disso, colocou como seus três objetivos iniciais: garantir que o GitHub será o melhor lugar para comunidades e times trabalharem com produtividade; tornar a plataforma mais acessível para desenvolvedores ao redor do mundo; e melhorar a performance, a segurança e a confiabilidade.

“Vamos concentrar na experiência diária do GitHub. Melhoraremos os principais cenários, como pesquisa, notificações, projetos e a nossa experiência móvel”, escreveu Friedman.

Inicialmente, a compra da GitHub foi vista com criticismo pela comunidade de desenvolvedores, devido ao histórico da Microsoft contra o código aberto. Em contrapartida, a empresa abriu o código de 60 mil patentes para ajudar na proteção do OS Linux.