Infraestrutura

Ilustração: Cecília Marins

O mercado global de redes privativas móveis em 4G e 5G vai crescer em média 36% ao ano entre 2022 e 2026, passando de US$ 1,8 bilhão para US$ 8,2 bilhões, projeta a IDC em seu estudo “IDC Global Private Networks Survey 2022”. Os números não incluem a receita de conectividade, ou seja, se restringem à implementação e manutenção das redes privativas e à compra dos seus equipamentos.

“Mais de 80% desse faturamento está concentrado na China. Nos EUA e na Europa ainda há muitas provas de conceito (PoCs)”, comenta Luciano Saboia, gerente de pesquisa e consultoria para telecom da IDC, em conversa com Mobile Time.

A IDC realizou uma pesquisa com 1,2 mil executivos em 11 países maduros na instalação de redes privativas móveis. Pelo que apurou, os setores que mais têm demandado redes privativas móveis são os de governo/defesa, manufatura e varejo. E a principal razão para a implementação de uma rede privativa móvel é o aumento da eficiência operacional em TI, apontada por 40% dos entrevistados.

O estudo da IDC indica que ainda há uma grande diversidade em modelos de negócios para redes privativas móveis. Algumas empresas compram os equipamentos, mas alugam como serviço certos componentes específicos, como softwares. Outras adotam uma cogestão, cuidando de parte da operação e terceirizando outra parte para os fornecedores. E muitas preferem contratar serviços gerenciados e pagar de acordo com a utilização da rede.

MPN Forum

Mobile Time realizará em 29 de novembro a segunda edição do MPN Forum, o primeiro seminário dedicado ao mercado de redes privativas móveis no Brasil. O evento acontecerá no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mpnforum.com.br