O Hospital Israelita Einstein oferece há cerca de três meses um aplicativo que viabiliza o acesso dos médicos a informações do sistema de gerenciamento de pacientes do hospital a partir de seus tablets e smartphones (iOS ou Android). Com o app, os médicos do hospital podem ver prescrições, exames e imagens de seus pacientes internados de qualquer lugar em que estejam. “É o sonho de qualquer médico. Se eu estou em um congresso, ou no centro cirúrgico, por exemplo, posso acessar e ver os exames com perfeição, bastando o meu iPad e uma rede de conexão”, opina o Dr. Reynaldo Garcia Filho, médico ortopedista do Einstein.

Mas não são só os médicos os beneficiados pela ferramenta. Dr. Garcia Filho esclarece que, com o app, os pacientes podem acompanhar mais rapidamente, através do dispositivo de seus médicos, resultados de exames. “Um raio-x, que leva até dois dias para chegar ao paciente, pode ser visto na hora, pelo meu tablet”, diz. O aplicativo também permite o envio dessas informações por email, para os pacientes, seus familiares ou para outros médicos, Além disso, disponibiliza-se a ficha clínica com o histórico de todos os pacientes internados no hospital. “Posso exportar as informações facilmente”, afirma o médico

Para garantir a segurança das informações, o aplicativo só pode ser acessado por profissionais cadastrados no Einstein. Esses ganham suas respectivas senhas exclusivas. Os tablets são de uso pessoal dos médicos, pois o hospital só fornece equipamentos em alguns poucos setores, como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), por exemplo. Para garantir um app cada vez mais adaptado ao uso dos profissionais, a informática do hospital tem ouvido a opinião dos médicos. “Minhas sugestões foram prontamente atendidas”, diz o Dr. Garcia Filho.