O Banco do Brasil está realizando testes de uso do canal USSD (Unstructured Supplementary Service Data) para serviços de autoatendimento. O teste está sendo feito em parceria com a Vivo e com um grupo limitado de funcionários do banco. Assinantes da operadora que ligarem para o número *404# recebem a seguinte mensagem (conforme a imagem abaixo): "Agradecemos seu contato, mas o canal está em teste com alguns funcionários do Banco do Brasil. Em breve todas as funções poderão ser acessadas gratuitamente."
O USSD é um canal de comunicação que pode ser acessado por qualquer celular GSM, mesmo aqueles mais simples. As operadoras brasileiras, que até pouco tempo restringiam seu uso para serviços próprios de comunicação com seus assinantes, agora começam a abrir esse canal para terceiros, como os bancos. Conforme noticiado por MOBILE TIME, a tendência é de que as teles homologuem alguns integradores para lhes auxiliarem no processo de vendas e implementação dos serviços USSD para terceiros. Vivo e Claro são as mais adiantadas nesse caminho.
Retificação
Ao contrário do que publicou MOBILE TIME na última segunda-feira, 25, não está no ar o canal USSD do Citibank no Brasil pelo número *745#.