Uma nova solução de proteção à privacidade para usuários de dispositivos móveis Android e PCs com Windows é a suíte Internet Security PrivacyEdition da alemã G Data, que bloqueia anúncios personalizados de redes sociais e impede o rastreamento das preferências dos usuários com finalidade publicitária.

O produto funciona a partir de um recurso de VPN de outra empresa alemã, a Steganos. Ele tenta livrar o usuário de ameaças cibernéticas em serviços web ao criptografar o tráfego de Internet em redes sem fio privadas e públicas, em um formato que deixa a navegação do dispositivo anônima e invisível.

Especificamente para dispositivos Android, a Internet Security PrivacyEdition bloqueia a navegação e aplicativos maliciosos, além de um sistema antirroubo que permite a localização de aparelhos via GPS e apaga os dados remotamente e um filtro antisspam para bloqueio de chamadas indesejadas – tal como o True Caller.

A suíte é composta de três recursos principais: G Data Internet Security, Privacy Edition e VPN Steganos. Além deles, as opções adicionais CloseGap (bloqueio de código maliciosos), BankGuard (proteção para transações online), Antiexploit (contra códigos que aproveitam falhas no sistema), Anti Keylogger (rastreadores de teclado), AntiSpam e recursos contra phishing foram inseridos na solução.

No site brasileiro da G Data, o Internet Security PrivacyEdition é vendido a partir de R$ 167,52. Mas existe opção de versão para degustação.