A Uber (Android, iOS) expandirá o programa Elas na Direção para todo o Brasil em dezembro deste ano. Com a mudança, as profissionais de todo o País acessarão a partir do dia 8 do próximo mês cursos de empreendedorismo, desconto no aluguel de carros da Localiza, atendimento exclusivo em espaços da Uber, além de acessar o U-Elas, que permite receber corridas apenas de mulheres.

Lançada em outubro no Brasil, a ação da Uber voltada às motoristas associadas começou a atender o público da cidade de São Paulo. Além do Brasil, o programa do Elas na Direção existe em outras 20 cidades do mundo com a missão de empoderar e dar ferramentas de conquista financeira para suas condutoras.

Pesquisa

Outra novidade apresentada pela companhia nesta quinta-feira é que 91% das motoristas da Uber no Brasil disseram que o trabalho trouxe mais independência e autonomia. Além disso, 92% já sustentaram ao menos uma pessoa com ganhos da plataforma. A pesquisa foi feita pelos Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva com 3,5 mil mulheres entre motoristas e mulheres não associadas à plataforma.

Nas questões que buscou comparar os dois lados, as profissionais que atuam na Uber responderam:

– 90% estimam que a mulher não consegue deixar uma condição de violência doméstica por falta de dinheiro;

– 89% acreditam que ter renda própria dá condições de denunciar condições de violência doméstica;

– 61% declaram-se independentes financeiramente.

E nas respostas das pessoas que não trabalham na plataforma:

– 80% acreditam que mulheres não conseguem sair de condições de violência doméstica por falta de recursos;

– Para 79%, ter renda própria dá condições de sair de um ambiente violento;

– Mas apenas 36% das mulheres declararam que têm independência financeira.