A Uber (Android, iOS) anunciou nesta segunda-feira, 28, a Uber Money, uma divisão na empresa para tratar de serviços financeiros, a começar por uma carteira digital dentro do app dos motoristas e entregadores para gerir cartões de débito e de crédito da Uber. De acordo com o responsável pelo novo setor, Peter Hazlehurst, os planos começam em fornecer aos 4 milhões de motoristas e entregadores contas digitais para que possam receber logo após cada corrida. Atualmente, espera-se uma semana para receber o pagamento. Motoristas e couriers dos Estados Unidos serão os primeiros a contar com a novidade, que será expandida para outros mercados em breve. Os produtos estão vinculados a uma conta fornecida pela Green Dot. Para os motoristas não custará nada a manutenção da conta.

O cartão de débito terá cashback no combustível, começando em 3% e indo até 6%, para o nível mais alto de motoristas, os Uber Pro.

Cartão da Uber

A Uber também lançará para seus motoristas um cartão de crédito, em parceria com o Barclays. Associados do cartão receberão 5% de cashback para os gastos dentro da plataforma, como Uber Rides, Uber Eats e JUMP motos e scooters. Haverá, inclusive, recompensa para quem chamar um Uber Copter de Manhattan para o aeroporto JFK.

Pressionada para obter lucro em meio à concorrência de novos participantes de compartilhamento de viagens em todo o mundo, a Uber está apostando que, ao desenvolver seu próprio ecossistema financeiro, poderá manter motoristas e passageiros leais à sua plataforma. A ideia é que produtos futuros possam remover custos relacionados a intermediários financeiros ou gerar novos fluxos de receita.

A chegada dos cartões e da conta digital também vão ajudar a Uber a reduzir as corridas pagas em dinheiro, que equivalem a cerca de 40% de todas as viagens no mundo.

Hazlehurst explicou também que o passo seguinte seria disponibilizar a conta digital e os cartões para seus usuários, o que aumentaria sua escala enormemente.

Para os passageiros, o cartão de crédito da Uber trará mais recompensas por pagamentos nos serviços de transporte e entrega de alimentos da Uber. A empresa tem hoje 100 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) no mundo.