A tecnologia 4G superou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo. Ao fim do ano passado, havia 1,05 bilhão de linhas em serviço em aparelhos LTE, de acordo com dados levantados pela consultoria Ovum. A China representa o maior mercado, respondendo por 35% da base mundial, seguida pelos EUA (21%), Japão (9%), Coreia do Sul (4%), Reino Unido (3%), Brasil (2%), Alemanha (2%), França (2%), Canadá (2%) e Austrália (1%). O resto do mundo representa 19% do total.

O 4G atingiu a marca de 1 bilhão de usuários seis anos após o lançamento da sua primeira rede comercial. No 3G, a mesma marca só foi alcançada dez anos depois, destaca o diretor de pesquisas da Ovum, Mark Newman, em comunicado enviado à imprensa.

2020

A expectativa da Ovum é de que a base mundial de 4G siga crescendo acima de 20% ao ano, alcançando 2 bilhões em 2017, 3 bilhões em 2019 e chegando ao fim de 2020 com 3,62 bilhões de linhas. Boa parte desse crescimento será puxado por países emergentes, como China, Índia, Rússia e Indonésia – os três últimos passarão a figurar no ranking dos dez maiores mercados de 4G do mundo, que passará a ser composto da seguinte forma: China (28%), EUA (10%), Índia (10%), Japão (4%), Rússia (3%), Indonésia (3%), Brasil (3%), Alemanha (3%), Reino Unido (2%), Coreia do Sul (2%) e resto do mundo (32%).

Análise

O crescimento do 4G pode ser explicado por uma série de fatores: barateamento de smartphones com essa tecnologia; crescente demanda dos usuários por maiores velocidades de banda, decorrente da popularização de apps de streaming, mensageria e redes sociais; e a necessidade das operadoras de otimizarem suas redes. A infraestrutura 4G tem uma utilização mais eficiente do espectro que as redes 3G e 2G. Para as teles, portanto, é interessante estimular a migração dos seus clientes.