Na última atualização do iOS (9.2.1) feita na semana passada, um novo aplicativo destacou-se no cenário musical. Trata-se do app Ideias Musicais (iOS). Ele funciona como um “organizador de ideias” para o músico gravar suas performances criativas com mais facilidade, segundo descrição na App Store.

No entanto, o novo aplicativo não é nada mais que um gravador digital para músicos. Ideias Musicais possui como vantagem a gravação de sons de instrumentos sem compressão e alta qualidade de áudio. Além de ser simples de mexer e possuir interação para exportar gravações feitas pelo Garage Band, nele é possível compartilhar os áudios para o AppleMusic Connect e fazer comentários sobre as gravações.

Outro ponto interessante do aplicativo é a possibilidade de ele detectar o gênero do som (ritmo) que está sendo tocado e demonstrar como ele seria acompanhado de outros instrumentos. Por exemplo: após gravar um riff de guitarra, o app  demonstra o acompanhamento com baixo e bateria.

Em um primeiro momento, ele me pareceu um aplicativo pouco interessante. Mas a qualidade de gravação do áudio é boa (bem melhor que microfone bom plugado em mesa de som de categoria duvidável). Assim como o sistema de metragem de tempo dos compassos (4 por 4, 3 por 4, 6 por 8 e etc.) e batidas por minuto (BPM ou beat) é fiel ao som executado pelo instrumento.

Seu principal diferencial é a possibilidade de marcar os novos sons com tags. Desse modo o músico raramente perderá suas ideias, algo que é bem difícil em composição – independente do tipo de instrumento, gênero ou gosto musical de cada um. 

Contudo, em minha visão de jornalista e ex-músico de orquestra, falta opções no aplicativo. Hoje em dia é comum um músico possuir mais de um aplicativo em seu smartphone para ajudá-lo no dia a dia. Isso poderia ser agregado em um único aplicativo. Seria interessante ver mais funcionalidades, tais como: afinador cromático, metrônomo, leitor de decibéis e reconhecimento de notas musicais – ele possui apenas análise e transposição de cifras musicais (Ex: Bb ou Si bemol) – em acordes de instrumentos ou nas claves de sol, fá e dó.