A operadora japonesa NTT DoCoMo aposta que as futuras redes de sexta geração (6G) serão capazes de transmitir sensações de toque e de movimentos humanos para serem sentidos ou reproduzidos à distância em tempo real. Algumas possíveis aplicações estão sendo demonstradas em seu stand no Mobile World Congress (MWC 2023), evento realizado em Barcelona, nesta semana. A DoCoMo chama essa tecnologia de “human augmentation”, ou seja, uma espécie de expansão dos sentidos humanos.

Um dos exemplos é uma aplicação de transmissão de tato. Nela, uma pessoa veste um anel com um sensor. A sensação de tudo o que seu dedo toca é captada e transmitida para outra pessoa, que precisa segurar em cada mão uma pequena esfera que reproduz a sensação. Na demonstração, um técnico da DoCoMo mostra ao vivo a transmissão do tato em diferentes superfícies.

Outra demonstração consiste em uma aplicação capaz de salvar os movimentos de um professor de piano na execução de determinada música e induzir um aluno remoto a repeti-los, a partir de estímulos musculares gerados em uma braçadeira conectada. 

Há também um robô que repete os movimentos de um ser humano conectado a sensores.