A digitalização dos documentos de identidade é uma tendência mundial. Para atender a essa demanda, o Serpro criou uma solução chamada ProID (Android, iOS), voltada para carteiras profissionais de conselhos de classe e de órgãos públicos. A proposta é levar para dentro desse aplicativo, no smartphone do usuário, a sua carteira profissional. O primeiro cliente do ProID foi anunciado nesta quarta-feira, 27. Trata-se do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), que possui cerca de 500 mil membros ativos.

Para gerar a versão digital do seu documento de identificação, o profissional precisa baixar o app do ProID e informar uma série de dados presentes na carteira em papel. Essas informações são verificadas pelo Serpro cruzando com o banco de dados do Confere. Se estiver tudo correto, é gerada a versão digital. Ela acompanha um QR code criptografado que permite a sua validação por outro dispositivo que esteja conectado à Internet e que tenha um app especial do Serpro para essa finalidade, o Vio (Android, iOS).

O ProID facilita a gestão remota da validade dos documentos. Se a carteira de determinado profissional for cassada ou suspensa, a versão digital será atualizada imediatamente. E se por acaso a pessoa estiver offline, a leitura do QR code por outro dispositivo acusará que a carteira não está válida.

Outro benefício trazido pela solução é servir como um canal de comunicação entre a entidade e seus membros.

O Serpro está negociando a adoção do ProID por outros conselhos de classe e órgãos públicos do País.