A tecnologia desenvolvida pelo Serpro que digitaliza as carteiras profissionais ganhou um módulo especial para eleições e votações. O ProID permite que o cliente – que pode ser uma empresa ou um órgão ministerial – realize votações internas com transparência. A tecnologia do Serpro garante a emissão de uma identidade profissional via aplicativo de celular e que possui a mesma validade do documento físico.

Com a solução, a ideia é que os processos eleitorais internos de uma empresa, por exemplo, sejam simplificados, seguros, mas conforme as especificações particulares do caso.

O ProID permite determinar quem pode ou não votar e define o cronograma. Os usuários recebem notificações no smartphone sobre a votação. Para isso, as pessoas devem ter as carteiras profissionais digitalizadas, emitidas e ativas.

Mensagens também podem ser enviadas para comunicar sobre o processo eleitoral e votações.

De acordo com o Serpro, ProID foi pensado para conselhos de classe e suas seccionais, sendo oferecido também para órgãos públicos com emissão de documentos próprios, como Ministérios e Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça, Agências Reguladoras, prefeituras, secretarias estaduais, polícias (Civil, Militar e Federal), entre outros órgãos.