A operadora de logística ferroviária Rumo ampliou a cobertura de sinal 4G em trecho de ferrovia na serra de Santos, no estado de São Paulo, para apoio da operação de suas locomotivas. Com projeto desenvolvido pela Embratel, foram instaladas 41 antenas, ao longo de 41 quilômetros, a fim de melhorar a comunicação entre trens e o centro de controle operacional (CCO), reduzindo o transit time do trecho.

A Rumo, que administra o corredor ferroviário entre Rondonópolis/MT e o Porto de Santos/SP, o maior do País, utiliza rede pública da Claro, da qual a população e empresas locais também podem usufruir.

Até então, o trecho, entre as estações Evangelista e Paratinga, contava com sistema de comunicação via satélite, mas a topografia do local dificultava a cobertura por meio desta tecnologia. Há uma área de declive com mata fechada, na qual uma das únicas formas de conectividade possíveis é o 4G.

O processo de implantação começou em maio de 2022. Após adoção da tecnologia, houve redução de cerca de 97% no tempo de envio de informações entre trens e o CCO – em alguns casos, caiu de sete minutos para poucos segundos. Outro benefício foi o aumento da segurança, pois o maquinista agora pode acionar rapidamente as equipes de suporte em todo o trecho.

A rede 4G foi integrada à comunicação via satélite utilizada nos trechos fora da serra. A solução define automaticamente qual tipo de conexão é mais adequada em cada trecho do percurso, alternando entre 4G e satélite. Além da Embratel, houve contribuição da Nokia, responsável pelo desenvolvimento da solução de rede de missão crítica para as composições.

A Embratel fornece outros serviços em ferrovias e locomotivas da Rumo, no Brasil, como data center, nuvem, Wi-Fi, conexão de rádio P2P, gestão e monitoramento de equipamentos. A iniciativa deve ser expandida para outros trechos de serra, assim como para outras operações da Rumo.