Cerca de 4 em cada 10 norte-americanos (38%) não confiam nas informações fornecidas pelo ChatGPT sobre a eleição presidencial de 2024 nos Estados Unidos. Uma parcela de pessoas diz que não confia muito (18%) ou não confia em nada (20%). Por outro lado, 2% têm muita ou bastante confiança na ferramenta, enquanto 10% têm alguma confiança. Outros 15% não têm certeza, enquanto 34% nunca ouviram falar da ferramenta. Os dados são de uma pesquisa do Pew Research Center realizada com 10.133 adultos dos EUA entre 7 e 11 de fevereiro de 2024.

Democratas x Republicanos

Ao distinguir entre eleitores democratas e republicanos, o estudo do Pew Research Center aponta que aproximadamente quatro em cada dez republicanos e democratas (incluindo aqueles que se inclinam para cada um dos partidos) não confiam muito ou não confiam de forma alguma nas informações eleitorais do ChatGPT.

Nota-se também que são poucos os estadunidenses que tenham usado realmente o chatbot para encontrar informações sobre a eleição presidencial. Somente 2% dos adultos afirmam ter feito essa pesquisa, incluindo 2% dos democratas e dos independentes com tendência democrata e 1% dos republicanos e dos que têm tendência ao Partido Republicano.

Visão geral

Em relação ao uso do chatbot como um todo, o número está aumentando desde a última pesquisa feita em julho de 2023. São 23% dos adultos dos Estados Unidos que afirmam já terem usado, em comparação com 18%. Entre os que mais se destacam, estão os jovens adultos, com menos de 30 anos, que somam 43% com o uso do ChatGPT – um crescimento de 10 pontos percentuais desde julho. E somente 6% dos americanos com 65 anos ou mais já usaram a tecnologia.

No caso das diferenças por escolaridade, 37% das pessoas com pós-graduação ou algum outro grau avançado já fizeram uso, registrando um aumento de 8 pontos desde a última pesquisa. Esse grupo ainda tem mais probabilidade de ter usado o ChatGPT do que aqueles com apenas um diploma de graduação (29%), alguma experiência universitária (23%) ou um diploma de ensino médio ou menos (12%).