Em pesquisa recente, o Pew Research Center avaliou o nível de conhecimento digital de adultos norte-americanos em diferentes tópicos, como cibersegurança e negócios. E constatou que apenas 28% dos pesquisados conseguem identificar um exemplo de autenticação de dois fatores. Já 71% não sabem que WhatsApp e Instagram são empresas pertencentes ao Facebook. E, quando apresentada uma foto do cofundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, apenas 15% dos adultos o identificaram corretamente.

Cerca de um quarto dos americanos (24%) sabe que a navegação privada oculta apenas o histórico do navegador de outros usuários desse computador, enquanto cerca da metade (49%) afirma não ter certeza do que a navegação privada faz.

Por outro lado, cerca de dois terços dos adultos nos EUA (67%) sabem que os golpes de phishing podem ocorrer em diferentes plataformas, incluindo email, mensagens de texto, mídias sociais ou sites. Cerca de 63% entendem que cookies são arquivos de texto que permitem que os sites rastreiem as visitas e atividades dos usuários. Da mesma forma, 59% sabem que a publicidade é a maior fonte de receita para a maioria das mídias sociais, e não coisas como acordos de licenciamento exclusivo (4%) ou consultoria corporativa (2%).

Além disso, 48% dos adultos responderam corretamente que uma política de privacidade é um contrato entre sites e usuários a respeito de como seus dados serão usados, enquanto 45% sabem que a neutralidade da rede se refere ao princípio de que os provedores de serviços de Internet devem tratar todo o tráfego em suas redes igualmente.

Metodologia

A pesquisa ouviu 4.272 mil adultos residentes nos Estados Unidos, entre os dias 3 e 17 de junho de 2019, e consistiu em dez perguntas elaboradas para testar o conhecimento dos americanos sobre uma variedade de tópicos digitais, como segurança cibernética ou o lado comercial de empresas. O número médio de respostas corretas foi quatro. Apenas 20% dos adultos responderam a sete ou mais perguntas corretamente e apenas 2% acertaram todas as dez perguntas.