A Amazon fechou o primeiro trimestre de 2023 com um lucro líquido de US$ 3 bilhões, um sonoro avanço ante o prejuízo de US$ 3,8 bilhões do mesmo período um ano antes. Em carta enviada aos acionistas nesta quinta-feira, 27, o CEO da companhia, Andy Jassy, afirmou que um dos fundamentos para este crescimento é o negócio na nuvem.

O executivo enxerga na AWS e nos seus serviços “a base” para ajudar seus clientes no uso das tecnologias de inteligência artificial generativa: “Enquanto o negócio da AWS navega entre companhias que gastam mais cautelosamente devido ao ambiente macroeconômico, nós continuaremos a priorizar e construir um relacionamento de longo prazo com os clientes, ajudando-os a economizar e garantindo a eles mais vantagens tecnológicas”, disse o CEO.

Jassy deu como exemplos de tecnologia de ponta em IA para empresas:

  • O processamento de modelos de linguagem em larga escala e IA generativa por meio dos chips de machine learning (Tranium e Inferentia) da Amazon;
  • O serviço de desenvolvimento de aplicações em linguagem de larga escala, Bedrock;
  • E o código de IA, CodeWhisperer.

Resultado geral

No primeiro trimestre de 2023, a receita com AWS chegou a US$ 21 bilhões, alta de 16,5% contra US$ 18 bilhões de um ano antes. Os ganhos com o e-commerce internacional subiram 1%, de US$ 28,5 bilhões para US$ 29 bilhões. E o faturamento com comércio eletrônico nos Estados Unidos subiu 12%, de US$ 66 bilhões para US$ 77 bilhões.

A receita total da Amazon foi de US$ 127 bilhões, um aumento de 9,5% contra US$ 116 bilhões do primeiro trimestre de 2022. Os gastos operacionais subiram 9%, de US$ 112 bilhões para US$ 122 bilhões – aqui tem a ressalva de um pagamento de US$ 500 milhões com custo de demissões. E o lucro operacional também cresceu, 28%, de US$ 3,5 bilhões para US$ 4,5 bilhões.