A Motorola Mobility está preparando o lançamento mundial de seu novo smartphone top de linha, o primeiro desenhado com ajuda do Google depois da aquisição da companhia. Seu nome é Moto X. O pouco que se sabe dele, por fontes do mercado, é que será 4G, custará acima de US$ 600 e terá inovações relacionadas a sensores. A empresa tem feito mistério em torno do produto, mesmo nas reuniões com compradores. A expectativa é de que o smartphone seja lançado mundialmente entre julho e agosto, e que chegue ao Brasil praticamente ao mesmo tempo que aos mercados desenvolvidos.

Análise

A tática de esconder as novidades é praticada há muito tempo pela Apple, com enorme sucesso. E mais recentemente foi adotada pela Samsung, no lançamento do Galaxy S4. A imprensa fica curiosa e acaba publicando muitas matérias com rumores sobre como será o produto. Para a empresa, tanto faz se os rumores estiverem certos ou errados: o que importa é gerar expectativa. A estratégia, entretanto, contém um risco: se o produto não for de fato inovador, a empresa perderá credibilidade se tentar repetir a estratégia da próxima vez.