A Huawei negou as afirmações da reportagem da Bloomberg sobre um possível envolvimento de funcionários da empresa em pelo menos 10 pesquisas na última década com militares do Exército de Libertação do Povo (ELP).

A reportagem da Bloomberg fala de pesquisas na área de inteligência artificial para comunicações de rádio. Uma delas seria para extrair e classificar emoções em comentários de vídeos online. As informações foram coletadas por meio de artigos de pesquisa publicamente disponíveis cujos autores foram identificados como funcionários da Huawei, segundo a matéria.

Um porta-voz da Huawei disse à CNBC que a empresa “não tem conhecimento de seus funcionários publicando trabalhos de pesquisa em sua capacidade individual”.

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, era um ex-oficial do ELP. Os críticos da empresa apontam esse fato para sugerir que a empresa tem um relacionamento próximo com os militares e o governo da China. O governo dos EUA está preocupado que o equipamento da Huawei possa apresentar um risco de a China acessar os dados do usuário.