As autoridades britânicas estão investigando o CEO e cofundador da Wise (ex-Transferwise), Kristo Kaarmann, depois que descobriram que ele não pagou integralmente uma conta fiscal no valor de mais de 720 mil libras (aproximadamente R$ 4,63 milhões).

Kaarmann foi recentemente multado em 365,66 mil libras pela Receita e Alfândega de Sua Majestade – departamento do governo do Reino Unido responsável pela cobrança de impostos – por não pagar a conta fiscal em 2018.

Na época, um porta-voz da empresa disse que Kaarmann havia enviado suas declarações de impostos pessoais para o ano fiscal de 2017/18 com atraso, mas desde então pagou o que devia, além de multas pelo atraso.

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (Financial Conduct Authority, ou FCA, em inglês) abriu uma investigação sobre o assunto. Os reguladores estão investigando se Kaarmann não cumpriu as obrigações e padrões regulatórios.

A FCA se recusou a comentar sobre a investigação.

Investigação interna

Já a Wise disse que seu conselho contratou advogados externos para ajudar a investigar a violação fiscal de seu CEO. A investigação foi encerrada no quarto trimestre de 2021 e suas descobertas foram compartilhadas com a FCA.

David Wells, presidente do conselho da Wise, disse para a CNBC que o conselho exigiu que Kaarmann tomasse medidas corretivas, incluindo a nomeação de consultores fiscais profissionais para garantir que seus assuntos fiscais pessoais fossem gerenciados adequadamente.

O presidente também informou que o Conselho compartilhou detalhes de suas próprias descobertas, avaliações e ações com a FCA e, a ao mesmo tempo, continua apoiando Kaarmann em seu papel de CEO.