A Samsung apresentou nesta segunda-feira, 27, um novo monitor para computadores com a função de “carregador wireless” para qualquer dispositivo móvel, sem a necessidade de cabos ou entradas. O SE370 da companhia sul-coreana é compatível com Windows e MAC, nas versões 23,6 e 27 polegadas. E possui a tecnologia AMD FreeSync, dedicado aos usuários de jogos.

Para o carregamento de dispositivos, o monitor usa o padrão Qi, criado pelo Wireless Power Consortium. O espaço para recarga fica localizado na base do monitor: o usuário coloca seu smartphone no local indicado e confirma a recarga ao ver uma luz de LED acesa.

A Samsung não informou data de lançamento ou valor do aparelho. Novas informações sobre o SE370 devem ser apresentadas na principal feira de tecnologia da Europa, a IFA, em setembro na Alemanha.

Análise

A solução encontrada pela Samsung é criativa e resolve um problema do dia a dia dos escritórios: as pessoas têm o costume de deixar seus telefones sobre a mesa, mas nem sempre há uma tomada livre por perto para a recarga rápida. Assim como o monitor da Samsung, surgirão vários outros aparelhos e móveis de escritório com carregador sem fio embutido daqui por diante. Em Nova Iorque, as mesas da Starbucks estão dotadas com essa tecnologia, por exemplo.