Durante o evento do Google, o I/O 2018, a empresa norte-americana anunciou uma série de novos recursos para o Google Assistente. Alguns, como as seis novas vozes e conversação contínua já estão disponíveis. Mas, a empresa apresenta, aos poucos, novos recursos para os usuários de alto-falantes inteligentes. Nesta sexta-feira, 27, há duas novidades. A primeira consiste em acionar vários comandos por meio de apenas uma frase personalizada. Assim, se o usuário diz “Google, acordei”, o alto-falante inteligente poderá, por exemplo, tirar o smartphone do silencioso, acender as luzes do quarto e ler as notícias. O agendamento está disponível no app Google Home. Para isso, o usuário precisa entrar no aplicativo, adicionar uma nova rotina e rolar até em “Definir hora e dia” para agendar. A atualização do app com a novidade está acontecendo gradativamente ao redor do mundo.

O outro novo recurso é o agendamento de rotinas personalizadas para substituir atalhos que disparam em horários definidos. Assim, as luzes do quarto, por exemplo, podem se acender, de segunda a sexta, sempre às 7h; ou sua música favorita pode tocar sempre no mesmo horário para te inspirar. Há também a possibilidade de checar uma segunda vez se porta está fechada. Tudo isso, claro, para quem tem os hardwares necessários para uma casa inteligente.

Com os novos recursos, a ideia é concentrar todas essas possibilidades em um dispositivo só, facilitando a vida de quem já tem uma casa inteligente, mas que hoje precisa acionar diferentes hardwares por meio de seus respectivos aplicativos.