O mercado global de alto-falantes inteligentes cresceu 44,9%, chegando a 28,6 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2019. A Amazon mantém a liderança, com 10,4 milhões de unidades de smart speakers enviadas ao varejo, com um market share de 36,6% e crescimento anual de 65,9%.

A gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba recuperou o primeiro lugar no mercado chinês, ficando em segundo lugar no mundo com envio de 3,9 milhões.  O Google caiu da terceira para a quarta posição no ranking, com envio de 3,5 milhões do seu Nest. Quem pegou o terceiro lugar foi a Baidu, com 3,7 milhões de unidades enviadas ao mercado. Xiaomi está na quinta posição, tendo enviado 3,4 milhões de alto-falantes inteligentes. Os dados são da Canalys.

De acordo com o analista sênior da empresa, Jason Low, o fato de a Amazon ter feito o “Echo Upgrade Program” incentivou os usuários do Echo a trocarem o dispositivo para a versão com Bluetooth, aumentando a penetração do aparelho nas casas. No caso do Nest, o Google optou por fazer parcerias, como aquela com o Spotify para impulsionar as vendas por diferentes canais. Alibaba seguiu o mesmo caminho, com colaborações com Starbucks, Budweiser, Abbott e Oreo, entre outras empresas chinesas e internacionais.

Segundo a Canalys, a categoria de alto-falantes inteligentes com display teve um aumento de 500% globalmente, chegando à marca de 6,3 milhões de unidades vendidas ao varejo durante o terceiro trimestre de 2019. O monitor inteligente Echo Show 5, por exemplo, contribuiu significativamente para o sucesso da Amazon no período, representando 16% das remessas globais da Amazon.