As últimas tendências em meios de pagamento e o seu futuro foram discutidos em uma Mobile Time Live realizada nesta quarta-feira, 27, com oferecimento da Minsait Payments. O painel teve participação de Cristiane Taneze, diretora executiva de inovação da Visa; Fábio Lins, superintendente executivo de inovação, canais, Pix, IA e open finance do Banco Original; Layon Costa, country manager Brasil da Clara; Ricardo Granados, head no Brasil da Minsait Payments; e Daniel Tafelli, superintendente de serviços digitais da GetNet.

A conversa teve como pano de fundo dados da Minsait Payments coletados no relatório “Tendências em Meios de Pagamento”, divulgado em abril de 2022. Segundo a pesquisa, o cartão foi o método de transação financeira mais utilizado pelos brasileiros em 2021, com 76,7% dos entrevistados fazendo seu uso. Logo em seguida, vieram as transferências diretas entre contas, 65,2%, e o uso de apps de pagamento móvel, puxados pelo Pix, com 61,5%.

pagamentos

A tabela mostra a porcentagem de brasileiros que fizeram pagamentos em diferentes meios. (Imagem: reprodução)

Foi quase unanimidade entre os participantes que, no futuro, o cartão continuará sendo o principal meio de pagamento dos brasileiros, mas não necessariamente de forma física. “Acreditamos que os cartões estão se desmaterializando. Ele deixa de ser um plástico e passa a se tornar o que a gente chama de credenciais”, comentou Taneze, da Visa.

Ela explicou que essas credenciais podem ser integradas a dispositivos como smartphones, smartwatches e tags, dando acesso ao cartão de forma virtual, sem a necessidade do plástico. Na Clara, empresa especializada em cartões corporativos que nasceu durante a pandemia, isso já é uma realidade entre os clientes. Cerca de 90% dos cartões utilizados por eles são virtuais, relatou Costa, o country manager Brasil.

pagamentos

Daniel taffeli, superintendente de serviços digitais da GetNet. (Reprodução da live)

Entretanto, Taffeli, da GetNet, ressaltou que o ideal é oferecer diferentes meios de pagamento, de acordo com o consumidor. “Eu acredito muito fortemente nessas três variáveis: experiência, conveniência e segurança. A gente conversa muito sobre a criação de uma plataforma de pagamentos totalmente agnóstica. Quem vai nos dizer qual é o método de pagamento que quer usar é o cliente, no fim do dia”, disse.

Mudanças

Todos os participantes concordaram que a pandemia acelerou a opção por meios de pagamento digitais no Brasil. Segundo o relatório da Minsait Payments, a porcentagem de pessoas que usam apps de pagamento móvel, entre 2020 e 2021, saltou de 25% para 61,5%, principalmente impulsionada pelo Pix. Por aqui, 82,8% das pessoas usaram smartphone para fazer compras online em 2021, ante 74,3% do ano anterior. O dispositivo móvel está ocupando parte do lugar de computadores e laptops, que caíram de 55,7% para 51,3%.

Outro ponto destacado pelos participantes foi o aumento no uso de NFC. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2022, 30% dos pagamentos presenciais de cartão foram por NFC, um crescimento de 474% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). A estimativa é que até o fim do ano metade das transações presenciais sejam realizadas dessa forma.

“Isso é, sim, espelho da alavancagem pela pandemia, mas também pela expansão de carteiras digitais. Eu acho que o Brasil está tendo bastante foco no crescimento das carteiras digitais. Você traz conveniência, mais segurança”, comentou Taffeli. A diretora da Visa lembrou que a maior parte dos pagamentos por NFC ainda se restringe aos cartões físicos.

pagamentos

Ricardo Granados, head no Brasil da Minsait Payments. (Reprodução da live)

Desafios

Apesar do aumento dos pagamentos digitais, os participantes da conversa também concordaram que há desafios para a difusão desses métodos. 33,9 milhões de brasileiros, por exemplo, ainda não têm acesso à Internet, segundo um estudo do Instituto Locomotiva e da empresa de consultoria PwC, divulgado em 2022.

Outra questão muito debatida foi o problema da segurança, latente no Brasil. Há barreiras culturais que dificultam a difusão de novos meios de pagamentos no País. O superintendente de serviços digitais da GetNet colocou em xeque, por exemplo, o quanto o brasileiro consegue confiar no Tap on Phone, ainda muito incipiente, que dispensa o uso de maquininha de cartão, substituída pelo próprio smartphone.

pagamentos

Cristiane Taneze, diretora executiva de inovação da Visa. (Reprodução da live)

Segundo a diretora executiva de inovação da Visa, uma das soluções é o investimento pesado. A companhia gastou US$ 9 bilhões em segurança nos últimos cinco anos. “A gente faz isso através de inteligência artificial, utilizando toda a estrutura de dados da Visa, olhando justamente o comportamento do consumidor. Esses dados permitem comparar esse consumidor contra ele mesmo, para entender se faria sentido aquela transação”, contou. “Com a inteligência artificial e o deep learning, a gente consegue reduzir a fraude”, resumiu.

Quando perguntados sobre o BNPL (Buy Now, Pay Later), que dá opção de pagamento parcelado sem juros, um método pouco utilizado, eles disseram que a dificuldade de implementação é ainda maior. Nunca houve tantos inadimplentes no Brasil e o País bateu recorde na série histórica do Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor: 66,6 milhões de pessoas eram inadimplentes em maio de 2022.

5G

Lins, do Banco Original, ressaltou o papel que o 5G terá em acelerar o uso de meios de pagamento digitais e, mais do que isso, de mudar a forma como fazemos transações financeiras. “Temos uma linha de pesquisas importante, nesse sentido, do context first. Um exemplo diferente: a pessoa está cozinhando e, de repente, olha para geladeira ou para o micro-ondas, [e pensa] ‘eu lembrei que eu tenho que mandar um dinheiro para o meu filho’. ‘Transfira R$ 10 par o meu filho'”, diria essa pessoa, apenas por comando de voz. Ele explicou que o context first dispensará a necessidade de abrir o app no telefone para fazer a transferência.

pagamentos

Fábio Lins, superintendente executivo de inovação, canais, Pix, IA e open finance do Banco Original. (Reprodução da live)

O head da Minsait Payments no Brasil concordou. “O 5G vai ser fundamental para dar infraestrutura, para que as empresas possam desenvolver produtos e serviços. E ampliar, principalmente, os canais de utilização”, afirmou Granados. “Você vai criar novas oportunidades de negócio e desenvolver novas tecnologias.”