Logo da Vivae (Crédito: Divulgação)

A Vivo e a Ânima anunciaram o nome da empresa fruto da sua joint-venture na área de educação digital: Vivae. A edtech iniciará sua operação neste segundo semestre com foco na oferta de cursos livres livres para capacitação e empregabilidade em áreas como tecnologia, gestão, negócios e turismo. A plataforma incluirá também a busca por vagas de empregos em empresas parceiras.

Junto com a marca da joint-venture, as companhias divulgaram também os nomes dos dois primeiros executivos que vão comandar a Vivae: Alexandre Max, como CEO, e Lucas Nabeiro, como CFO. Max já atuou na Pearson e na Casa do Saber, e tem passagens também por Dell, McDonald’s e Kimberly Clark. Nabeiro, por sua vez, vem de quatro anos como CFO da Yalo e é cofundador da GetCook.

Análise

A criação da Vivae faz parte de um movimento estratégico das operadoras móveis de buscarem parcerias mais profundas em novas frentes de negócio digitais, expandindo suas fronteiras de atuação. Isso acontece em setores como educação, saúde, finanças e seguros, com parcerias que envolvem participação acionária da operadora no parceiro ou em uma joint-venture formada com ele. Outro exemplo envolvendo a própria Vivo é na área de saúde, com a Teladoc. 

A TIM está seguindo o mesmo caminho e firmou parcerias com o C6 Bank (finanças), Kroton (educação) e FS (segurança digital). Com o C6, a TIM ganha uma participação minoritária que aumenta conforme são atingidas certas metas. Com Kroton e FS foram criadas as joint-ventures Ampli e EXA, respectivamente.