Ilustração: Cecília Marins

A Oi assinou um contrato vinculante com a EXA, startup criada pela FS com foco em serviços de segurança digital. A Oi terá uma participação acionária minoritária na EXA e, em troca, distribuirá seus produtos, em uma parceria similar àquela fechada com a TIM. 

Neste acordo, a Oi passará a deter a participação no capital da empresa em troca de contribuir para a aceleração do crescimento do negócio”, descreveu Alberto Leite, fundador da EXA, em sua página no LinkedIn.

Análise

O acordo entre Oi e EXA poderia ser mais um na crescente lista de parcerias que as operadoras têm fechado em outros setores, como os de saúde, educação e finanças, nas quais oferecem acesso à sua base de clientes em troca de equity. Porém, há uma característica inédita: é a primeira vez que duas operadoras rivais serão sócias em um negócio fora de telecom. É verdade que a saída da Oi do mercado móvel, concentrando-se em banda larga fixa e serviços de valor adicionado, talvez tenha facilitado o entendimento. Mas é verdade também que se trata de um primeiro e importante passo na direção de mais parcerias entre operadoras em setores fora de telecom. É, na prática, uma demonstração de mudança de mentalidade, agora mais cooperativa, para a exploração de novas fontes de receita pelas teles.