A iDevices, desenvolvedora de produtos habilitados para apps, lançou nesta terça-feira, 27, o My Virtual Closet, um aplicativo que pode se comunicar com as roupas via Bluetooth. A ideia é que, por meio de um chip e uma pequena bateria discretamente colocados nas roupas, bolsas e sapatos, os consumidores e designers possam interagir mais entre si.

O aplicativo possui duas vertentes: a Virtual Shopping Assistant, que mira a visão dos pontos de venda, e o My Virtual Closet, voltado aos consumidores. Nos pontos de venda, a empresa afirma que as peças habilitadas para o Bluetooth podem prover uma experiência de compra autoguiada, o que permite mais flexibilidade aos lojistas, uma receita maior de vendas e um fluxo melhor dentro da loja. O ‘assistente virtual’ pode disponibilizar descrições e preços dos produtos, permitir que os compradores vejam o estoque de peças e façam pedidos online, além de criar listas de desejos e compartilhar produtos nas redes sociais.

Em casa, o My Virtual Closet pode organizar o guarda-roupa, montar combinações baseadas no clima e manter dados sobre o uso das roupas, como o número de vezes que uma peça foi usada, em qual local, quando foi comprada, e até a última vez que foi lavada. O app também permite que o usuário compartilhe looks em redes sociais e possa pedir emprestado e emprestar roupas aos amigos.

Por enquanto, o aplicativo não está disponível para os consumidores, mas a iDevices criou um consórcio para que vários designers de moda possam trabalhar juntos no aplicativo para marcas em todo o mundo.