Em um futuro próximo, será possível solicitar a emissão de cartões de crédito virtuais diretamente pelos aplicativos móveis dos bancos. Isso vai facilitar a distribuição dos cartões, dando mais segurança e conveniência aos portadores. Cabe ressaltar que se trata da versão virtual do cartão, para uso através do telefone celular por meio de tecnologias como NFC, não do cartão de plástico. Essa é uma das tendências em pagamentos móveis previstas pelo diretor de mobilidade da Visa na América Latina, Rodrigo Meirelles. O executivo foi um dos palestrantes no evento Visa Innovation Day, nesta quarta-feira, 27, em São Paulo.

Meirelles usa como exemplo a dor de cabeça de perder o cartão de crédito físico durante uma viagem no exterior. Atualmente, para resolver o problema, a pessoa precisa entrar em contato por telefone com seu banco e solicitar a emissão de um novo cartão físico a ser buscado dali a alguns dias em um banco parceiro no país visitado. Com a emissão através do app do banco, o celular passa a ser o novo cartão do portador. As compras em estabelcimentos físicos, contudo, dependerá da presença de terminas de POS habilitados para funcionar com NFC. A novidade será possível graças à adoção da tecnologia de HCE (host card emulation), hoje existente em Android, que permite o armazenamento do elemento seguro na nuvem e não mais no SIMcard.

O executivo prevê também a emissão de cartões comemorativos através dos apps. E a inclusão de elementos de jogos (gamification) dentro desses aplicativos, estimulando os usuários a desbloquear certas funcionalidades ou vantagens conforme usam mais o cartão. "A disputa estará na experiência do usuário", diz.

Na prática, com o elemento seguro na nuvem, será possível ter o cartão de crédito também dentro do aplicativo de varejistas ou de transporte público, como SPTrans.

Tokenização

Outra tendência relacionada à emissão móvel de cartões é a  "tokenização" do pagamento on-line. Ela consiste na substituição do número do cartão original por um outro número válido somente para uma compra on-line naquele momento. A tokenização é uma forma de tornar mais seguras as compras na Internet com cartão: em vez de botar seu número de cartão em um site desconhecido, o portador solicita esse número dinâmico que terá validade apenas naquela compra. Esse número temporário de cartão pode ser enviado também por um app no celular.