A tecnologia NFC está presente em poucos modelos de telefones celulares hoje em dia, mas a tendência é que isso mude no futuro. Para a Visa, que esta semana anunciou um acordo mundial com a Samsung para incluir seu aplicativo de pagamento via NFC nos celulares da fabricante sul-coreana, essa tecnologia representa uma oportunidade para massificar o uso de cartões de crédito e de débito. O executivo responsável por mobilidade na América Latina da Visa, Rodrigo Meirelles, destaca, por exemplo, o mercado de cartões de débito pré-pagos para jovens, que poderiam usar a versão digital do cartão em seus celulares com NFC.

Outra vantagem para a Visa investir em NFC está na facilidade de distribuição dos cartões digitais, aponta Meirelles. "O consumidor poderá receber o cartão onde estiver, até mesmo fora do país", disse.

Brasil

Meirelles entende que o Brasil é o país mais avançado e preparado na América Latina para o lançamento de serviços de NFC. Mais de 200 mil máquinas de POS da Cielo já estão prontas para receber esse tipo de pagamento. "Esperamos que daqui a um ano o Brasil seja referência mundial em NFC", disse o executivo da Visa. A empresa está negociando com diversos bancos brasileiros para que adotem a sua plataforma de TSM (Trusted Service Manager), que seria usada para a instalação remota dos cartões nos celulares dos portadores.

Meirelles participa esta semana do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.