O objetivo desse aplicativo é auxiliar os eleitores na escolha de seus candidatos à presidência e ao governo estadual com base nas propostas de cada um. "Voto X Veto" reúne um extenso banco de dados com as propostas extraídas dos programas de governo dos candidatos. A dinâmica é simples: o app apresenta, aleatoriamente, uma atrás da outra, trechos dos programas, sem informar a autoria, e convida o usuário a responder se concorda ou discorda (ou melhor, se vota ou veta). Logo em seguida, o nome do candidato por trás daquela proposta é revelado e passa-se para a próxima. O app vai registrando seus "votos e vetos" e a qualquer momento o usuário pode consultar seu ranking pessoal para saber com quais candidatos mais concorda ou discorda. É praticamente um matchmaker político.

O único problema não está no app, mas nos próprios programas de governo. As propostas contidas na maioria deles são genéricas e pouco objetivas. Eu, por exemplo, concordei com as seis primeiras que apareceram. Depois, vi que eram, cada uma, de seis candidatos diferentes. Continuei analisando as ideias e, mesmo depois de responder cerca de 20, o ranking seguia relativamente equilibrado. Por conta do excesso de candidatos (são 11 só para presidente), é preciso responder a uma quantidade maior de propostas para ter uma visão mais clara daqueles que combinam com a sua visão de mundo e valores.

O banco de dados se mostra atualizado e já incluiu o nome de Marina Silva, recém-escolhida para substituir Eduardo Campos na coligação liderada pelo PSB.

Obviamente, há outros atributos que devem ser levados em conta na escolha de um candidato, como suas alianças, sua história, sua capacidade de gestão etc, mas "Voto X Veto" pode ser um bom começo para os indecisos.

Link para download na Google Play

Link para download na App Store