Hamilton Mattias, diretor de gerenciamento de produto da Qualcomm no Brasil

A qualidade da rede Wi-Fi é insatisfatória, apresentando um ou mais problemas de cobertura ou estabilidade, em 70% das redes domésticas na América Latina. De acordo com estudo feito pela Qualcomm e divulgado nesta quinta-feira, 27, 46% dos usuários afirmam que a conexão cai com frequência, 44% têm baixa velocidade e de qualidade de rede e 37% afirmam que o problema é o alcance. Além disso, 44% trocam do Wi-Fi para a conexão de rede móvel celular dentro de casa, devido à experiência ruim. Ao todo, o estudo ouviu 2,3 mil usuários de Android de Peru, México, Colômbia e Brasil, entre abril e junho.

O estudo revela que 89% dos latino-americanos usam Wi-Fi público,  em locais como shoppings (50%), restaurantes (48%) e cafés/hotéis (46%). Contudo, 91% dos consumidores têm problemas nas conexões de Wi-Fi público.

Espectro

Na divulgação do material, Hamilton Mattias, diretor de gerenciamento de produto da Qualcomm no Brasil, abordou o desenvolvimento do Wi-Fi 6 no Brasil na frequência de 6 GHz. Para o executivo, a Anatel deve aprovar até o final do ano o uso desse espectro para os produtos da próxima geração das redes sem fio. Os outros países da região ainda estão avaliando.

“Espera-se que a decisão do espectro (6 GHz) seja tomada ainda neste ano pelo Conselho Diretor da Anatel. México, Colômbia e Argentina ainda estão analisando. Ainda dá tempo em 2020”, disse Mattias. “A Anatel vai colocar como período de consulta pública (60 dias) e em seguida vai tomar a decisão final. Portanto, ainda tempo em 2020 para que os 6 GHz sejam disponibilizados para serviços não licenciados e produtos – que chegarão ao mercado no final de 2020”.