O banco Inter (AndroidiOS) adquiriu a norte-americana USEND (Android, iOS) nesta sexta-feira, 27, de olho em expansão nos Estados Unidos com operações em marketing, câmbio e crédito. Ou seja, o banco quer repetir a estratégia de ‘Full Digital Banking’ do Brasil nos EUA, como relatou o CEO João Vitor Menin, no comunicado.

Ao Mobile Time, a fintech informou que o CEO e outros gestores da empresa de câmbio seguirão no comando da empresa: “O CEO e os principais executivos seguem na operação e, junto ao time Inter, executarão plano de integração que será elaborado após obtenção das aprovações regulatórias e conclusão da transação”, disse a companhia.

O Inter revelou ainda que “a conclusão não depende apenas dos esforços do Inter e da USEND, estará sujeita às aprovações regulatórias no Brasil e nos EUA”. Além disso, os valores da transação não foram informados.

Vale lembrar, o Mobile Time adiantou parte dessa estratégia de Full Digital Banking e avanço nos EUA em conversa com Rodrigo Gouveia, CEO do Inter Shop, em duas matérias publicadas em março deste ano:

Banco Inter cogita expandir para o exterior, revela executivo;

Banco Inter começa a operar com marketplace nos EUA.

Estratégia

Com a aquisição, o Inter segue em sua estratégia de expansão para os Estados Unidos, que começou neste ano com a oferta de produtos do seu marketplace. Isso acontece graças à licença de instituição financeira que a USEND possui para atuar em 40 estados norte-americanos.

Além de câmbio via app, a fintech dos EUA oferece aos seus clientes cartão de débito, cartão de crédito, gift cards e recarga de celulares para uma base de 100 mil clientes. Até o fim do ano sua plataforma passará a oferecer investimentos e seguros.

Marketing

De acordo com o comunicado lançado nesta sexta-feira, a plataforma da USEND será usada para desenvolver produtos financeiros e não-financeiros, além de uma entrada em marketing online para alavancar “a base de clientes e acelerar a captura de share dentro do mercado americano, o maior do mundo”.

O Inter respondeu sobre a possibilidade de adquirir alguma empresa de serviços de marketing: “O Inter segue avaliando oportunidades de crescimento tanto no Brasil quanto no exterior através da aquisição de participação em empresas com gestão sólida e alto potencial de crescimento e sinergias com sua plataforma”, diz em nota.

Importante lembrar, o tema de expansão de outros mercados para o marketing digital também foi abordada em matéria recente do Mobile Time.