O banco Inter (Android, iOS) obteve um lucro líquido de R$ 19 milhões no terceiro trimestre de 2021, ante um prejuízo de R$ 8 milhões no mesmo período um ano antes. A receita mais que dobrou (150%), de R$ 228 milhões para R$ 603 milhões. Nota-se ainda que o lucro operacional foi de R$ 6,5 milhões contra um prejuízo de R$ 33 milhões no terceiro trimestre de 2020.

A receita média por usuário (ARPU) teve um incremento de 20%, de R$ 173 para R$ 207.

O principal destaque da operação é que o banco chegou a 14 milhões de contas digitais, o dobro das 7 milhões de 2020. Dessas contas, 13 milhões são de pessoa física e 1 milhão de pessoa jurídica. Um ano antes eram 6,6 milhões na PF e 600 mil na PJ.

O movimento foi puxado por um aumento de 66% de abertura de contas no terceiro trimestre, de 1,2 milhão para 2 milhões na comparação entre o mesmo período do ano passado. Na média do mês de setembro, 33 mil contas foram abertas por dia na plataforma financeira.

E-commerce, seguros e investimento

O Inter Shop, e-commerce in-app do banco, triplicou sua receita (227%) de R$ 20 milhões para R$ 62 milhões. E o volume de vendas (GMV) saltou de R$ 376 milhões para R$ 946 milhões, alta de 151%, além de entregar R$ 56 milhões em cashback aos consumidores. Esse movimento foi puxado pelos 279 mil produtos disponíveis (SKUs), 300 lojas integradas ao app e expansão do ecossistema para os EUA, com 70 lojas, e para Portugal e Espanha, com 38 lojas.

Igualmente relevante é o crescimento das frentes de investimento e seguros. O Inter Invest registrou R$ 35 milhões de receita e R$ 60 milhões de custódia, contra R$ 15 milhões e R$ 31,5 milhões de um ano antes, respectivamente. Em clientes, a operação já conta com 1,8 milhão de clientes, 800 mil a mais do que no terceiro trimestre de 2020, aumento de 83%. Em seguros, a carteira de clientes saltou de 180 mil para 628 mil, mais que o triplo (280%) na comparação ano a ano. E sua receita dobrou de R$ 11 milhões para R$ 22,5 milhões.