Uber Motos

Serviço de viagens com motos da Uber (Crédito: Divulgação)

A Uber (AndroidiOS) realizou uma expansão territorial de corridas particulares com motos nesta sexta-feira, 27. Batizado de Uber Motos, o serviço chega a onze cidades brasileiras. São elas: São José do Rio Preto e Santo André (SP); Montes Claros e Uberlândia (MG); Salvador (BA); Manaus (AM); Londrina (PR); Anápolis (GO); Rio Branco (AC); Boa Vista (RR); Belém (PA); e Campina Grande (PB).

Aos motociclistas associados, a Uber permite que os entregadores cadastrados no Uber Eats também façam essas corridas, desde que tenham CNH com o adendo de atividade remunerada (EAR).

Lançado em novembro de 2020, o Uber Motos começou em Aracaju (SE). O serviço consiste em deslocamento dos usuários na garupa de uma moto de um condutor associado, em um valor mais barato que uma corrida de carro na categoria Uber X (a mais barata da plataforma).

Saúde

Assim como acontece nas corridas de carro, a Uber exige que passageiros e condutor sigam protocolos sanitários nas viagens, de modo que evite a contaminação e proliferação do novo coronavírus (Sars-Cov 2), entre as regras estipuladas estão:

– O uso de máscara é obrigatório durante todos os momentos;

– A recomendação é que o passageiro leve o seu próprio capacete. Caso não tenha, o condutor poderá oferecer capacete extra, higienizado a cada viagem com sanitizantes e desinfetantes aprovados pela Anvisa;

– Uso do álcool em gel antes e após a viagem. Se o passageiro não tiver, o condutor poderá lhe oferecer.

O protocolo foi elaborado pelo infectologista Alexandre Barbosa, chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira.