Os navegadores móveis Opera Mini, Opera para Android e Mobile Classic somaram mais de 264 milhões de usuários únicos em agosto de 2013, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os usuários do Opera Mini visualizaram mais de 176 bilhões de páginas e geraram 3,7 bilhões de MB de dados no mundo em agosto. Como os dados no Opera Mini são comprimidos para menos de 10% do tamanho original, se eles fossem descompactados, somariam mais de 15 petabytes de informações.

A empresa analisou o comportamento dos usuários móveis dos Estados Unidos e percebeu padrões do dia a dia das pessoas. Às quartas-feiras e domingos, por exemplo, sites de esportes são mais acessados. Às terças-feiras, a categoria mais popular é de saúde e fitness, enquanto sites de negócios são mais vistos às quartas-feiras. A categoria de comida e bebida tem mais tráfego nas quintas-feiras e no final de semana. Os finais de semana também promovem mais tráfego em sites de arte, entretenimento, religião, games, moda e hobbies.

As páginas visitadas variam conforme o horário do dia. Entre às 6h e 10h da manhã, os norte-americanos realizam atividades ligadas a compras, redes sociais, e pesquisas sobre viagens. Entre 14h e 18h, eles checam conteúdo de notícias, entretenimento, educação e negócios. O interessante é que à noite e de madrugada, muitos usuários visitam sites de carreiras e finanças pessoais.