Um levantamento feito ao longo de um ano sobre o acesso de 63 milhões de consumidores brasileiros a 1.001 sites indica que 56% das visitas foram feitas por celulares e smartphones, enquanto 43% aconteceram através de computadores e 1%, de tablets. No caso do setor imobiliário, a participação do mobile chega a 71%. A pesquisa, batizada como 1º Panorama de Geração de Leads, foi feita pela Leadster, uma plataforma de marketing conversacional, e encaminhada em primeira mão para Mobile Time.

Embora o mobile lidere em acessos, os celulares perdem em conversão: nesta métrica, ficam 34% abaixo dos computadores. A explicação mais provável é que as pessoas acessem primeiro pelo celular, com um objetivo exploratório, deixando para concluir compras e cadastros através do computador, com mais tempo e calma. 

A maior disparidade de conversão móvel acontece no tráfego oriundo de anúncios no LinkedIn: 66% abaixo dos computadores. E a menor diferença é quando o visitante veio de uma busca no Google ou acessou diretamente o site.

78% das visitas móveis monitoradas pela Leadster vieram de aparelhos Android, contra 21% de dispositivos iOS. São Paulo é o estado que concentra a maior parte do tráfego (34%), seguido por Rio de Janeiro (10%), Minas Gerais (9%) e Paraná (8%).