Uma pesquisa do Mercado Livre (Android, iOS) divulgada nesta segunda-feira, 27, demonstrou que o cartão de crédito segue como principal meio de pagamento para compras na Black Friday, apontado por 41% dos consumidores. Porém, teve uma queda de 13 pontos percentuais contra 54% de um ano antes.
Feita com 42 mil consumidores do Mercado Livre e Mercado Pago (Android, iOS) em outubro deste ano, a pesquisa identificou o recuo da tarjeta por conta do avanço de outros meios de pagamentos – em especial o Pix, que subiu 10 pontos percentuais, de 19% para 29%, como meio preferido.
Segundo Felipe Castaño, head de marketing e growth para o Brasil do Mercado Pago, o aumento do Pix ocorre ano a ano e ganha destaque na data promocional, ao se consolidar como um dos principais meios de pagamento dos brasileiros. Disse ainda que o aumento do Pix ocorre pela sua evolução como plataforma de pagamento.
Entre os outros meios, o crediário online (buy now pay later) subiu 4 p.p., de 16% para 20%. O cartão de débito, ou compra em saldo direto na conta, caiu 1 p.p, de 10% para 9%. E o boleto seguiu igual, com 1% nas preferências.
Comportamento em pagamentos
O executivo da unidade bancária da companhia disse ainda que a diferença entre Pix e cartão de crédito é que o consumidor prefere usar o Pix para compras de menor valor e o cartão de crédito é usado para transações maiores e parceladas.
Corrobora com a fala de Castaño o fato de que, dos consumidores que pensam em comprar na Black Friday, 77% pretendem parcelar, sendo que:
- 72% querem parcelar em até seis vezes;
- 23% em até 12 vezes;
- 5% em mais de 12 vezes.
Outro dado da pesquisa é que a maioria (81%) dos clientes afirmaram que pretendem se planejar para fazer as compras na data comercial.
Castaño reforçou o aumento de 1 p.p. dos consumidores que pretendem gastar de R$ 1 mil a R$ 2 mil na Black Friday, de 27% para 28%, na comparação da pesquisa de 2024 contra 2025. Para o executivo, essas compras devem ocorrer mais no cartão de crédito e de forma parcelada.
IA
A pesquisa revelou ainda que 48% dos brasileiros utilizaram ou pretendem fazer buscas com ajuda da inteligência artificial para comprar produtos na Black Friday deste ano. Isso inclui o uso de chatbots e agentes, por exemplo.
De acordo com Tulio Landin, diretor sênior de marketplace da companhia, a IA já reflete no comportamento de compras do consumidor. Deu como exemplo o uso de ferramentas de inteligência artificial para comparar preços e especificações de produtos.
Ainda sobre comportamento, a análise de mercado mostrou que um percentual similar dos consumidores (47%) pretende usar a data para adiantar as compras de Natal.
Imagem principal: App do Mercado Pago (divulgação)
