Essa coluna é um misto de artigo com avaliação de aplicativo, por isso peço um pouco de paciência se você chegou aqui só pelo review. Vou falar um pouco do CyanogenMod Installer, um app que permite aos usuários do Android (alguns modelos) instalarem versões alternativas do sistema operacional. Mas antes uma reflexão sobre o que isso significa.

Já faz algum tempo que o ritmo que estamos vendo na atualização do hardware dos celulares está tomando proporções alucinantes. A cada fornada (em geral elas saem em ciclos de seis meses a um ano, dependendo do fabricante), vemos celulares com uma definição maior de tela, mais memória RAM, maior capacidade de processamento, câmeras mais sensíveis. Mas o fato é que as funcionalidades dos smartphones não estão mudando sensivelmente com essas atualizações. Um Samsung S2, por exemplo, é capaz de fazer mais ou menos as mesmas coisas que um Samsung S4 faz, só que de maneira mais lenta, gastando muito mais bateria etc. Da mesma forma, um iPhone 4 "antigo", de quase três anos atrás, tem as mesmas funcionalidades e roda quase todos os apps que o iPhone 5S. Só que bem mais devagar. A diferença está, basicamente, na implementação do sistema operacional. O problema é que, em geral, quem manda no software do aparelho é o fabricante. No caso da Apple, o controle é rigoroso, e qualquer atualização do iOS depende da Apple. Com isso, alterações significativas levam meses, às vezes anos, para acontecerem. Foi o caso da última atualização significativa, com o iOS 7.

Com o Android, cada fabricante atualiza seus dispositivos em um ritmo. Os aparelhos que recebem a atualização primeiro são aqueles com a chancela Nexus, que pertence ao Google, e os novos Motorola, fabricados pelo Google. A Samsung demora um pouco para atualizar o software mas em geral acaba fazendo pelo menos uma vez ao longo da vida útil de dois anos do aparelho. Depois ela "abandona" os usuários. A LG é ainda mais lenta. A Sony costuma atender rápido clientes na Ásia, mas no resto do mundo demora. Muitas vezes, versões mais atuais do Android não são sequer adaptadas a celulares mais antigos, pois o que qualquer fabricante quer é que você troque seu aparelho, não troque de software. Assim, a versão atual (4.4, ou Kitkat) só deve aparecer nos novos lançamentos ou, no máximo, nos celulares lançados este ano.

Mas como o Android é um sistema operacional baseado em código aberto, a coisa pode ser diferente, para quem tem coragem, algum conhecimento técnico e disposição. Se você não quer depender da atualização do sistema operacional feita pelos fabricantes, há dezenas de versões alternativas disponíveis. São as chamadas ROMs customizadas. São implementações do Android alteradas, em geral mais leves, cheias de funcionalidades interessantes, visuais diferenciados e recursos muitas vezes só disponíveis nos smartphones que acabam de ser lançados. A implementação alternativa para Android mais conhecida e mais popular é a CyanogenMod, mas há outras: Carbon, Paranoid Android, AOKP, PAC-man etc. Essas ROMs fazem verdadeiros milagres. É possível dar a um celular mais antigo um gás completamente novo. Um Galaxy S2, por exemplo, pode rodar a mesma versão do Android de um S4. Isso significa ter um Galaxy S2 rodando, por exemplo, uma versão bem recente do Android Jelly Bean (4.3) de maneira estável e rápida. Mas isso não significa ter todos os recursos colocados pela Samsung no S4, como o controle do movimento da tela com os olhos. Isso porque esse recurso foi desenvolvido pela Samsung, e não é parte do Android puro. Pesquisando um pouco em fóruns e sites especializados da Internet, é possível encontrar ROMs do S4 adaptadas para o S2, com os mesmos recursos.

Mas instalar essas ROMs é um processo complicado e arriscado, que compromete a garantia dos aparelhos, pode levar à inutilização completa do dispositivo e requer uma boa dose de paciência e conhecimentos técnicos. Nada, enfim, "amigável" e simples.

Um primeiro passo no sentido de mudar um pouco essa realidade foi dado esse mês de novembro com o CyanogenMod Installer. Trata-se de um app que se propõe a cumprir todas as complicadas tarefas antes necessárias para a instalação de um sistema operacional customizado CyanogenMod, que recentemente deixou de ser uma mera iniciativa de garagem e ganhou investimentos de fundos de venture-capital no valor de US$ 7 milhões. Por isso a vontade de simplificar as coisas e tirar a realidade das ROMs customizadas apenas do universo nerd. Há outros apps com a mesma proposta, como o ROM Installer e o ZIP Installer, que inclusive permitem acessos a outros desenvolvedores de ROM, mas a interface não é tão simplificada.

O CyanogenMod Installer vai fazer tudo aquilo que os longos tutoriais de instalação de versões alternativas do Android ensinam: mudar as permissões de acesso a camadas de software mais profundas do aparelho (processo conhecido como root), instalar um software de instalação de sistema (bootloader), baixar a versão correta da ROM e controlar o processo… A boa notícia é que a ideia de simplificar o processo funciona para 38 modelos de smartphones, para os quais o app foi testado. A ruim é que não funciona para todas. Outro aspecto negativo é que o app ainda exige que você instale uma parte do software no computador (só há opção para PC, para Mac ainda não) e se o processo não der certo, voltar às configurações originais pode ser um problema. Além disso, a perda da garantia do aparelho permanece.

Como proposta, o CyanogenMod Installer e similares têm um potencial de revolucionar o uso de smartphones e tablets com Android, pois levam a um número muito maior de usuários, que não têm o conhecimento técnico necessário, a possibilidade de usufruir daquilo que o Android tem de melhor, que é a liberdade, inclusive em relação à versão do sistema operacional. Se o processo continuar se simplificando, o desenvolvimento e o uso de ROMs customizadas pode ganhar corpo. Nada impede que surjam versões de Android que assegurem mais privacidade, recursos exclusivos, maior velocidade, maior adaptabilidade para dispositivos menos parrudos etc… E ter tudo isso acessível por meio de um simples app é uma etapa importante. Por isso o aplicativo CyanogenMod Installer deve ser saudado. E que a tendência se consolide.

Link para download na Google Play