A companhia estoniana Vélmenni apresentou o primeiro modelo comercial da Li-Fi, uma lâmpada que permite acesso à internet a uma velocidade 1 Gbps (gigabit por segundo), 100 vezes mais rápido que o Wi-Fi tradicional. No entanto, o potencial é mais alto, pois os testes de laboratório chegaram a 224 Gbps, segundo o site International Business Time.

Chamada de Jugnu, ela funciona como uma lâmpada de LED comum, que pode baixar filmes de alta qualidade em segundos. A tecnologia é baseada no visible light communications (VLC) que funciona similar ao Wi-Fi atual, porém mais rápido e seguro – não há interferências.

Criada pelo professor alemão Harald Hass da Universidade de Edinburgo, o VLC deve ganhar outra fabricante. A empresa de Hass, pureLi-Fi, anunciou nesta semana uma parceria com a Lucibel para fazer a lâmpada com internet para o resto da Europa no terceiro trimestre de 2016.

Embora a tecnologia seja ótima para o desenvolvimento da mobilidade, ela possui alguns pontos negativos. Não atravessa paredes e não funciona em ambientes externos, portanto teria que ter uma lâmpada em cada ambiente de uma casa, por exemplo, e não substituiria o Wi-Fi público.