Anatel

Leonardo Euler, presidente da Anatel

| Publicada no Teletime | Apesar do estudo da área técnica indicar uma divisão de blocos de 80 MHz na faixa de 3,5 GHz, a Anatel ainda considera outros arranjos para o edital do leilão de 5G. Dependerá não só de fatores externos, mas também da disponibilidade total da faixa. O que está definido é que haverá um bloco para novos players, os prestadores de pequeno porte (PPPs).

“Existe a possibilidade de termos arranjos diferentes do que propôs a área técnica, com quatro blocos de 100 MHz, sendo um deles regional, por exemplo”, afirmou o presidente da agência, Leonardo Euler, em live do portal Tele.Síntese nesta sexta-feira, 27.

Isso se houver de fato 400 MHz disponíveis. “Caso não avancemos na totalidade da faixa, ficando com 320 MHz, aí serão quatro blocos de 80 MHz”, complementou. Euler não mencionou a possibilidade de cinco blocos com essa largura, contudo.

O assunto está nas mãos do conselheiro relator, Carlos Baigorri, e a expectativa é que o voto seja conhecido até janeiro do ano que vem. “A questão agora que vai ser definida pelo conselho diretor é se vamos ter a discussão de como fazer a divisão do tamanho dos blocos, ainda que se pense em blocos nacionais e regionais do mesmo tamanho”, disse o presidente da Anatel.