O segmento de empresas de porte médio é o público alvo da Transfeera, instituição de pagamento que oferece soluções financeiras para o mercado corporativo. Somente no primeiro semestre deste ano, seus pouco mais de 500 clientes movimentaram R$ 18 bilhões em sua plataforma, 58% a mais que no mesmo período do ano passado.
“Nubank e Inter atendem bem as pequenas empresas. E as grandes são atendidas pelos bancões. Só que ainda existem muitas dores das médias empresas. Por isso focamos cada vez mais nelas”, justifica Fernando Nunes, CEO da Transfeera, em conversa com Mobile Time. Ele classifica como sendo de porte médio empresas com faturamento anual entre R$ 25 milhões e R$ 200 milhões.
Uma das dores desse segmento está na conciliação de pagamentos. A plataforma da Transfeera procura oferecer uma interface que facilite a automação de processos financeiros e de pagamentos, com possibilidade de integração por API com diversos sistemas de terceiros.
“As empresas hoje têm vários fornecedores de serviços financeiros, o que dificulta a conciliação. A gente procura limpar os problemas de ter que lidar com múltiplos fornecedores, métodos de integração e prazos de liquidação. O banco grande não sabe tratar direito as empresas médias. E os digitais entregam só uma parte dos serviços demandados. A empresa média fica meio abandonada. Nós lhe damos um atendimento personalizado”, afirma Nunes.
Link de pagamento, app e aquisição da Transfeera
Um novo produto lançado recentemente pela Transfeera é uma solução de geração de link de pagamento em que o consumidor final pode escolher entre Pix, cartão de crédito e boleto. A expectativa é de que em breve 30% dos valores transacionados pela plataforma aconteçam através do link de pagamento, prevê o CEO. O WhatsApp é o canal mais usado para envio do link, informa, seguido por Instagram e TikTok.
A Transfeera não tem app. Sua interface é toda na web, mas com site responsivo, acessível pelo celular. “O mercado corporativo é mais web. Não temos planos de lançar app”, explica.
Em maio, foi anunciada a aquisição da companhia pela espanhola PayRetailers, mas o negócio ainda depende da aprovação pelo Banco Central. A Transfeera é uma instituição de pagamentos autorizada pelo BC e uma participante direta do sistema de pagamentos instantâneos. A expectativa de Nunes é de que a consolidação com a PayRetailers abra as portas do mercado latino-americano para a empresa, além de viabilizar a integração com outros 250 métodos de pagamento ao redor do mundo.
Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time