As startups participantes do programa de aceleração da Visa captaram um total de R$ 90 milhões em aportes nos últimos três anos. Ao todo, 66 startups participaram do projeto neste período, como explicou Fernando Teles, country manager da bandeira no Brasil.

“A gente não tem participação no equity das startups. Mas buscamos ajudá-las a fazer rodada de capital e ir para o mercado”, explicou o executivo. “Nós fizemos esse programa há três anos, em parceria com a Kyvo. As parcerias com as startups e com esse ecossistema nos ajudam a crescer”.

Durante apresentação para investidores e líderes do mercado de finanças nesta segunda-feira, 27, Teles revelou que durante o processo de aceleração das 66 startups, 21% delas concretizaram negócios com parceiros da Visa (73%) e 27% com a própria bandeira.

Na divisão por estados, São Paulo é o que teve mais startups, com 62%. Em seguida aparecem 11% de Minas Gerais, 8% do Paraná, 5% de Santa Catarina e 3% do Rio de Janeiro. Outros estados somam 11%.

Por área de atuação, 59% delas eram B2B, 23% B2C e 18% B2B2C. Teles lembrou ainda que a taxa de mortalidade das startups participantes foi de 15%, abaixo da média do mercado (50%).

Pitches

Além de apresentar os dados do programa de aceleração para o mercado, as nove startups participantes da edição 2019 fizeram apresentações de seus resultados, após passarem pelo projeto.

Subiram ao palco do Auditório do MASP em São Paulo: Getmore (cashback e gamificação), Guiando (gestão de faturas para empresas), Lett (marketing digital com link e QR Code de compras), Medicinae (conta digital para médicos), neopag (parcelamento de vendas do comerciantes para o usuário), Ripio (carteira digital de bitcoin e cartão), Safeticket (gestão de bilheteiras para eventos), TecPay (intermediário entre pequenos negócios e entidades de crédito) e Transfeera (gestor de taxas bancárias para negócios).

Entre os destaques do pitch de três minutos das startups estão a receita anual de R$ 10 milhões da Guiando; crescimento de 10% na receita mensal da Transfeera, chegando a R$ 185 mil/mês; 1,3 mil usuários na Medicinae e mais de R$ 200 milhões de transações realizadas pela plataforma; e 400 mil usuários na Rípio, além de confirmação de futuros lançamentos de cartões Visa e da funcionalidade Visa Direct para transferência de valores pela rede global da Visa.