Era natural que mais cedo ou mais tarde os aplicativos móveis para corridas de taxi embutissem sistemas de pagamento. Um dos primeiros será o SaferTaxi, através de uma parceria com a MercadoPago. A funcionalidade estará presente em uma nova versão do aplicativo da SaferTaxi, a ser lançada em fevereiro. Ao se cadastrar no serviço, o usuário vai inserir os dados do seu cartão de crédito. Ao fim de cada corrida, bastará apertar um botão em seu aplicativo e o valor será creditado para o taxista, que receberá um aviso confirmando o pagamento no aplicativo em seu celular, tudo integrado pelo sistema da SaferTaxi. "O taxista vai poder andar com menos dinheiro dentro do carro", explica Jimmy Peixoto, diretor regional da Safer Taxi, responsável pelas operações no Brasil. Hoje o app está disponível para Android,  iOS e Blackberry e contabiliza mais de 80 mil downloads no País.

A SaferTaxi nasceu em Londres e se expandiu há cerca de dois anos para cidades da América Latina, como São Paulo, Buenos Aires e Santiago. Ao todo, já conta com 2 mil taxis cadastrados na região, sendo 750 na capital paulista. A próxima praça será o Rio de Janeiro, com previsão de lançamento neste primeiro semestre. E a empresa promete chegar a outras seis capitais de estados brasileiros até o fim do ano. As expansões estão sendo bancadas em parte com o aporte de investidores de peso, como o fundo Draper & Associates e a Kaszek Ventures (que também investe no MercadoLivre e no MercadoPago).

Atração de taxistas

Um dos diferenciais da SaferTaxi em relação aos concorrentes é a oferta de smartphones a preços subsidiados para os taxistas, além da oferta de Wi-Fi gratuito dentro dos veículos, para uso dos passageiros. Os taxistas pagam 11% do valor de cada corrida para a SaferTaxi. Uma das novidades para atrair motoristas para o serviço será inaugurada em breve: uma espécie de sala vip para os taxistas se reunirem, na Avenida Paulista, em São Paulo, revela Peixoto.