A Sony lançou nesta segunda-feira, 27, em parceria com a fornecedora de chipsets MediaTek, o smartphone Xperia C. A aposta das empresas é em uma tecnologia que permite tirar autorretratos com alta qualidade utilizando ajuda para focar com a câmera traseira – ou seja, sem que o usuário consiga visualizar a tela.

Segundo a Sony, há um "guia de voz inteligente" que ajusta o celular na melhor posição para o usuário fazer um autorretrato (ou "selfie", como a prática tem se popularizado em redes sociais) com a câmera traseira. O sensor Exmor R tem 8 megapixels e recurso de melhoria de contraste HDR. Não há informação sobre a resolução da câmera dianteira, mas o site da Sony diz que ela é voltada para chamadas em vídeo.

O Xperia C é um aparelho dualSIM com tela LCD de 5 polegadas com resolução de 960 x 540 pixels, chipset quad-core de 1,2 GHz, bateria de 2.390 mAh e sistema Android na versão 4.2 Jelly Bean, e conectividade 3G. O chipset da MediaTek é o MT6589, com GPU PowerVR SGX544 integrado na CPU ARM Cortex-A7. O smartphone possui RAM de 1 GB e armazenamento de 4 GB.  O preço sugerido é de R$ 999.