A variedade de terminais de quarta geração (4G) no padrão LTE disponível comercialmente no mundo dobrou ao longo de 2013. Foram lançados no ano passado 705 novos aparelhos 4G para o usuário final, totalizando 1.371, fabricados por 132 companhias diferentes. Os números são da GSA, associação mundial que representa os fornecedores de equipamentos móveis. Cabe destacar que essa quantidade inclui variações de frequência e de modelos exclusivos para determinadas operadoras. São contados não apenas smartphones, mas também roteadores ou quaisquer outros terminais voltados para o consumidor final. Os smartphones são a principal categoria, respondendo por 39% do total de produtos.

A frequência de 2,6 GHz, utilizada para o 4G no Brasil, é aquela com maior quantidade de terminais compatíveis (493), seguida pela faixa de 1,8 GHz (483). A grande maioria dos produtos se destina a redes com a tecnologia FDD-LTE, a mesma usada pelas quatro grandes operadoras móveis nacionais. Apenas 10% dos terminais são compatíveis com redes TD-LTE, tecnologia mais comumente usada para banda larga fixa sem fio, como fazem Sky e ON Telecom no Brasil.

De acordo com a GSA, 142 terminais suportam redes LTE da categoria 4, que agrega duas portadoras e consegue atingir uma velocidade de até 150 Mbps no download. Atualmente há redes da categoria 4 em 25 países. Foram confirmados também 42 modelos capazes de operar com a tecnologia VoLTE, que permite a transmissão de voz em alta definição pelas redes 4G.

A associação informa que no começo deste ano havia 263 redes LTE em operação comercial no mundo. Sua estimativa é que esse número supere 350 em dezembro.