Os mais de 30 milhões de usuários do Foursquare poderão associar seus cartões de crédito Mastercard e Visa às suas contas no aplicativo móvel. Não se trata de transformar o Foursquare em uma carteira eletrônica, mas viabilizar uma nova forma de promoção: anunciantes poderão oferecer descontos em produtos comprados em lojas físicas cujo valor será repassado na forma de crédito para o cartão do consumidor, desde que o número esteja associado à sua conta no Foursquare.

O criador do aplicativo, Dennis Crowley, participou de um painel no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta quinta-feira, 28. É o segundo ano consecutivo que o executivo é convidado a palestrar. Ele ressaltou o valor dos dados coletados pelo seu aplicativo: "consigo prever que lugar vai encher na terça à tarde e qual ficará vazio na quinta de manhã". Ele vê o Google Maps e outros serviços de mapas digitais como seus concorrentes e dispara: "o mapa que vem de graça no celular é chato. As pessoas querem o mapa do Harry Potter".

Seu modelo de negócios é baseado em publicidade baseada nas informações coletadas de seus usuários. Ele pode montar campanhas segmentadas para atrair novos consumidores para uma loja, ou consumidores que pararam de vir, por exemplo.

Mais de 30 bilhões de check-ins já foram feitos no Foursquare. O app registra atualmente 5 milhões de novos check-ins por dia. Há 50 milhões de lugares marcados em seus mapas. E 1 milhão deles foram reclamados por seus donos, que passam a ter acesso a relatórios sobre o tráfego de consumidores em suas lojas.