As queixas dos serviços prestados pelas empresas de telecomunicações registraram uma redução total de 57,5 mil reclamações (-17,5%) quando comparado com janeiro do ano passado. Ao todo, foram registradas 270,7 mil reclamações de usuários contra prestadoras de serviço de banda larga fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e TV por Assinatura na Anatel.

A telefonia móvel apresentou queda de 34 mil reclamações (-21,3%), em janeiro deste ano, sendo a Vivo a empresa com a maior redução de queixas, com 19,5 mil a menos (-43,5%), seguida pela Nextel com menos 4,8 mil (-43,2%). Já a Claro teve diminuição de 7,4 mil (-22,9 %), a Oi teve redução de 2,7 mil (-13,7%), e a TIM registrou um leve aumento de 500 reclamações (+0,9%).

Reclamações por serviço

Em janeiro de 2018, a telefonia móvel pós-paga teve como maior conjunto de queixas a cobrança (48,03%). Em segundo lugar, reclamações relativas às ofertas e promoções (10,20%), seguido por reclamações quanto à qualidade, ao funcionamento e ao reparo (10,01%). Nos pré-pagos móveis, as queixas relativas a crédito formaram o maior conjunto no mês (44,51%). Já as ofertas e as promoções ficaram em segundo (18,63%), seguidas das queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo (14,57%).