A Anatel registrou em outubro 119,3 mil reclamações de consumidores contra serviços de telefonia móvel. O número representa uma queda de 9,1%, ou 11,9 mil queixas a menos, em comparação com outubro de 2017.

O segmento pós-pago concentrou a maior parte das reclamações: 82,8 mil. A principal motivação foram problemas na cobrança, que corresponderam a 46,9% do total, seguida por qualidade e funcionamento (10,4%) e ofertas e promoções (9,7%).

O segmento pré-pago, por sua vez, foi responsável por 36,5 mil queixas. Os principais motivos foram: créditos pré-pagos (35,9%), ofertas e promoções (20%) e qualidade e funcionamento (13,8%).

Para efeito de comparação, os números de reclamações em outubro nos demais serviços de telecomunicações regulados pela Anatel foram os seguintes: telefonia fixa (58,6 mil), banda larga fixa (44,9 mil) e TV por assinatura (32 mil). É importante destacar que a telefonia móvel é o serviço mais popular de telecomunicações do Brasil, com mais de 230 milhões de linhas em serviço.

Na telefonia fixa e na TV por assinatura foram registradas quedas de 8,4% e 10,9% nas quantidades de reclamações em comparação com 12 meses atrás, enquanto na banda larga fixa houve aumento de 1,4%.