Dubai quer ser uma cidade inteligente e totalmente digitalizada até 2021. A proposta existe desde os anos 2000, quando lançou uma série de websites para que cidadãos e visitantes acessassem serviços do governo pela Internet. A adesão não foi tão grande. Em uma segunda fase, desenvolveu vários aplicativos, mas, na prática, trocou seis por meia dúzia. Era preciso reduzir a papelada que a burocracia produzia. Assim, sua alteza o Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum propôs um desafio para a equipe do projeto Dubai Smart: tornar a cidade 100% digital até dezembro de 2021, ou seja, a cidade vai processar tudo por meio digital, seja internamente, entre governos, ou entre visitantes e moradores da cidade.

Documentos como passaporte, carteira de motorista, certificado de compra de terras, tão comuns em qualquer cidade, produzem em Dubai 1 bilhão de papéis na cidade em um ano. A equipe do Dubai Smart fez as contas: é o equivalente a alimentar cerca de 130 milhões de crianças em todo o mundo. “Economizar a produção desses papéis significa poupar 40 horas de cada cidadão da nossa cidade, além de não derrubar 130 mil árvores. Isso é cinco vezes mais do que o espaço do Central Park, em Nova York”, resumiu a diretora geral do projeto Smart Dubai Aisha Bint Butti Bin Bishr, durante apresentação no MWC19, que aconteceu nesta semana em Barcelona. A transformação digital da cidade começou no ano passado. “E em menos de seis meses conseguimos cortar em 57% dos documentos”, contou Bishir.

Para desenvolver e melhorar esse processo a equipe usa inteligência artificial, Internet das Coisas, plataformas de blockchain e big data. O importante é encontrar a melhor tecnologia (solução) para a questão burocrática.

Os desafios até 2021

Se a tecnologia não é exatamente uma questão, o projeto tem como principal desafio o fator cultural. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas não precisem mais visitar as instituições e que façam toda a jornada do cidadão virtualmente. Mas as pessoas querem o papel físico ou querem submeter a papelada in loco. Por exemplo: se eu vendo uma casa para alguém e digo que mandarei a documentação que comprova a venda de forma digitalizada, o comprador irá hesitar porque ele vai querer o papel físico, na mão dele”, exemplificou.

Jornadas

Dubai Smart pretende fazer uma reengenharia dos serviços do governo para reduzir os cerca de 1,6 mil serviços oferecidos para 30 jornadas. Um exemplo dado pela gerente do projeto foi a jornada para se dirigir um carro em Dubai. “se uma pessoa quer dirigir em Dubai ela precisará de uma carteira de motorista, comprar o carro, registrá-lo, fazer um seguro, comprar gasolina etc. Para esses serviços temos um aplicativo. Conseguimos, em alguns casos, reunir toda a jornada em um ambiente apenas.”